o blog mais fashion & ecológico da atualidade

5ª Edição da Semana Design Rio

RIO – Nem só de palestras e exposições vive quem gosta de boas ideias. Neste sábado, muita gente que lotou o Armazém 3, no Porto, onde acontece a quinta edição da Semana Design Rio, aproveitou o dia chuvoso para ir às compras. Mas não qualquer comprinha: durante o evento, que se despede hoje da cidade, estão sendo comercializadas peças com assinatura, expostas em dois mercados. É a última oportunidade para levar aquela peça-desejo ou diferentona para casa.

A Semana Design Rio, uma realização do GLOBO, tem oferecimento do Sistema Fecomércio RJ, por meio de Sesc e Senac, e patrocínio do Casa Shopping, Granado Pharmácias e Sebrae.
O evento conta ainda com apoio da Apex-Brasil, participação de Raion Mitsubishi e parceria da ABEDesign, Revista Casa & Jardim.

O Mercado Design Rio é o lugar certo para arrematar uma peça para dar um up no visual de casa. Nele, há estandes de 16 ateliês do Rio, com curadoria dividida entre a Oitis 55 e a Semana Design Rio.

Boa parte dos objetos à venda no espaço tem os dois pés na sustentabilidade. — A novidade aqui na semana é o nosso modelo com jeans. Nossos relógios são criados com a intenção de gerar o menor impacto ambiental possível — conta Pedro Leonardo Azevedo, que trabalha com o irmão, o designer João Victor, professor da PUC.

Virginia Rafael, do Biofuton, por exemplo, levou para o Porto seus curiosos panos de cera estampados: feitos com cera de abelha, substituem o plástico na hora de embrulhar um alimento na geladeira. E o melhor: duram um ano, podendo ser lavados com água e sabão. — Eu não gosto de plástico, e eles substituem o PVC para guardar um pão, uma fruta — diz Virginia, as mãos por trás do paninho criativo. Um dos estandes mais visitados ontem foi o do Plástico Bolha Store, com bolsas, necessaires, capas de chuva, toucas de banho, estojos e outras invenções feitas com o material.
O criador, Daniel Wenna, brincava com o impulso que todos têm diante de um plástico-bolha: — As bolhas não são para estourar — repetia.

No espaço do Wabi Sabi, a designer Laura Sugimoto atrai a atenção com seus terráreos em vidros geométricos e plantinhas cultivadas em vasinhos cheios de bossa feitos de cimento. — Faço um design mais contemporâneo ligado à natureza e ao processo artesanal. Meu foco é na botânica, para que as pessoas levem a natureza para casa — diz Laura.

MOBILIÁRIO DE GRIFE Já no Mercado Rio+Design, o público encontra à venda mobiliário e objetos de decoração de grandes nomes do ramo. E o interessante é que os designers estão presentes para explicar cada detalhe das suas criações. — Trouxe a minha coleção de banquinhos, que são peças que gosto de projetar e fazer. São pequenas e multifuncionais.
E também trouxe peças mais antigas, como a poltrona Santos Dumont — disse ontem o designer Fernando Mendes, grande parceiro de Sérgio Rodrigues, que morreu em 2014 e é considerado o pai do design brasileiro. Zanini de Zanine também levou para o galpão do Porto peças ícones de sua trajetória, como a poltrona de peroba Espécies.
O Estúdio Baobá apresenta no evento móveis criados com Micaela Góes, do programa Santa Ajuda, do GNT, e o Meu Móvel de Madeira. Micaela foi uma das palestrantes de ontem. — É a primeira linha da Micaela, e todos os móveis foram pensados com o briefing da organização, aproveitando espaços pequenos e setorizando as coisas — explicou a designer Gabriella Vaccari, do Baobá.
A festa no armazém neste sábado também era da arquiteta Virna Carvalho: ela é a grande vencedora do inédito Prêmio Ela Casa Premium de Decoração. O seu projeto de uma sala e varanda integradas foi escolhido como o melhor por um júri de jornalistas do GLOBO.

Dez trabalhos haviam sido selecionados, sendo que todos podem ser conferidos no evento do Pìer Mauá. — É um reconhecimento esse prêmio. E concorri com ótimos projetos, escolhidos por um júri imparcial — comemorava Virna, que soube do primeiro lugar na noite de sexta. — O apartamento é de um casal que queria reunir amigos. No meu projeto procurei integrar ao máximo as pessoas, num ambiente com cores. — É um concurso para valorizar os arquitetos — destaca Flavia Marcolini, diretora-presidente do Casa Shopping. A Semana Design Rio também movimenta os distritos criativos, como o bairro de São Cristóvão e a Fábrica Bhering, no Santo Cristo.

Semana Design Rio dá Destaque de Topo à Booolhas
saiba o que os maiores influencers Brasileiros estão dizendo do Booolhas e siga-nos para estar dentro

procura algo em específico?